terça-feira, 23 de junho de 2009

"A Origem da Democracia E Como Era a Formação de Governo na Grécia Antiga"
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
"A Origem da Democracia Nos Tempos Modernos, Como é a Democracia Hoje"
A Atenas do século V antes de Cristo era famosa pela discussão política.. Hoje, a discussão política é um discurso vertical. Os políticos e dirigentes falam por nós e para nós. Ocasionalmente podemos responder-lhes numa reunião pública ou através de cartas para os deputados ou para as Comissões Parlamentares mas trata-se de um discurso vertical e geralmente num só sentido. Em contrapartida os Gregos tinham uma discussão muito mais horizontal, de cidadão para cidadão, de grego para grego. A Assembleia não servia apenas para os estadistas falarem para os cidadãos mas, acima de tudo, para os cidadãos falarem entre si.Em contraposição ao pensamento teocêntrico da Idade Média, a Revolução francesa trouxe o Iluminismo, no qual a Ciência e a Razão são o centro de toda a filosofia: as sociedades se tornam antropocêntricas ea igreja perde sua hegemonia.
"Quais as Semelhanças e Diferenças Entre a Democracia na Antiguidade e a Democracia Moderna"
Em contraposição ao pensamento teocêntrico da Idade Média, a Revolução francesa trouxe o Iluminismo, no qual a Ciência e a Razão são o centro de toda a filosofia: as sociedades se tornam antropocêntricas ea igreja perde sua hegemonia.
"Dia Mundial do Meio Ambiente"
No dia 5 de junho é comemorado em todos os países o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia. Na mesma ocasião, foi criado o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas(UNEP)
Em maio de 1981, o governo brasileiro criou por decreto a Semana Nacional do Meio Ambiente, período em que normalmente são organizados eventos e ações em prol da conservação dos recursos naturais.
Mais do que comemorar, esta é uma semana para conscientizar. Além das iniciativas governamentais, cada um pode colaborar para cuidar cada vez melhor do nosso planeta. O site do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, por exemplo, apresenta algumas sugestões de atitudes que qualquer cidadão pode tomar para contribuir com o meio ambiente. Entre elas, recusar embalagens desnecessárias e deixar o carro em casa pelo menos um dia por semana. Outras dicas podem ser encontradas no sitio do instituto

"O Que Eu Posso Fazer Para Melhorar o Meio Ambiente"

Não Jogar Lixo no Chão(ruas);
Evitar o Disperdicio de Água;
Reciclar plástico, papel e etc;
Se Mobilizar e Lutar Contra a Poluição;
Preservar a Natureza e Fazer Uso de Seus Recursos Naturais;
Fazer a diferença e mostrar para as outras pessoas como é melhor se todos nós nus ajudarmos;
Mostrar aos moradores de seu bairo o quanto eles podem ajudar no Meio Ambiente



O que Eu posso Fazer para Melhorar o "MUNDO"


Todos nós já sabemos o que está acontecendo com o clima da Terra, não só o clima mais outros problemas como a fome as guerras e muitos outros problemas, mas enfim, não se ouve mais falar em outra coisa se nao a estinçao, desertificaçao ( chamem como quiser) da Terra por ações humanas no passado que hoje está refletindo em nós e depois nossos filhos.


Nós nos perguntamos por que não vivemos num mundo melhor. É tempo perdido. O que se deve perguntar é:Que devemos fazer para melhorar o mundo?Existem respostas para essa pergunta???


Só existirá a paz no mundo, quando o homem conseguir a sua paz interior.


É muito simples.Devemos ser melhores.O mundo pode não te ouvir mas com certeza vê o que você faz.Aprendendo se ensina.

Abolição da Escravatura


Lei ÁureaA História da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação dos escravos, História do Brasil, abolição dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos no Brasil, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, abolição da escravidão no Brasil.
Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.