
Quando pensamos em dinheiro, que imagens vêm em nossa mente?
Dinheiro para nós hoje significa papel e moeda.
Mas quais são os dinheiros mais importantes
a nota real;
o dolar americano;
o euro??
Porque as moedas e cédulas que conhecemos possuem imagens e figuras políticas, símbolos de seus países, obras de arte, monumentos, etc..
Porque o nosso dinheiro é assim hoje...
cheio de imagens, nomes, por causa de sua origem lá na antiguidadeTendo o trabalho de desvendar a moeda e procurar saber o que ela pode contar.
A numismatica estuda as moedas o papel- moeda e as medalhas desde o seu aparecimento até os dias de hoje.
O numismata é aquele que estuda e coleciona moedas, cédulas e medalhas.
No início o material usado como meio de troca não era o metal no passado, os povos uilizavam coisas que podiam ser trocadasa como dinheiro, animasi, sal, conchas, ferramentas, alimentos, armas.
Com o tempo, o metal em seu estado natural passou a exercer essa função de equivalência de valores, em virtude das vantagens que ele oferecia em r~elação a divisibilidade, o reaproveitamento,a derrabilidade, a facilidade do transporte e armazenamento.
A moeda foi criada pelos Lídios no século VII.a.c. No mar mediterrâneo em território que hoje se ocupa a Turquia.
Mas foram os antigos gregos que se apropriaram da idéia e os primeiros a usarem a moeda em larga escala de uma forma muito parecida com a que fazemos hoje.
Os Gregos adotaram a invenção dos lídios depois de um século... com a cidade grega usando - se a moeda onde está localizada na pequena ilha de egina, as moedas são conhecidas hoje pelos tipos de tartaruga que desviam ao nadar na costa da Ilha aonde a tartaruga vive no mar.
Depois de egina, outras cidades gregas passaram a cunhar as moedas como atenas nas moedas gregas que então desenhadas imagens escolhidas para representar a cidade divididas sobre (Zeus). Nos seus produtos locais e mitologicos alexandre , apenas figurou nas moedas aonde tewve suas imagens mitologicas de pessoas reais.
alexandre foi o primeiro a usar seu rosto nas moedas de seu reino.A HISTÓRIA DO DINHEIRO
O primeiro dinheiro do Brasil foi a moeda-mercadoria. Durante muito tempo, o comércio da terra foi feito por meio da troca de mercadorias, mesmo após a introdução da moeda de metal.As primeiras moedas metálicas - de ouro, prata e cobre – chegaram com o início da colonização portuguesa. A unidade monetária de Portugal, o REAL, foi usada no Brasil durante todo o período colonial. Assim, tudo se contava em réis – plural popular de real – com moedas fabricadas em Portugal e no Brasil.As casas fabricantes de moedas foram aqui criadas à medida que os lugares iam desenvolvendo-se e necessitavam de dinheiro. A primeira foi a Casa da Moeda da Bahia, seguida pelas do Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.
Dom Sebastião, rei de Portugal, determinou a circulação de moedas portuguesas no Brasil em 1568, porém a partir dessa época as moedas eram o pau-brasil, o açúcar e o ouro, que formaram os ciclos econômicos no Brasil Colônia.As primeiras moedas cunhadas no Brasil entraram em circulação nos anos de 1645, 1646 e 1654. Essas moedas foram colocadas em circulação pelos holandeses (neerlandeses), que controlavam Pernambuco e fizeram as moedas para pagamento de seus soldados.Em 1694 cria-se a primeira casa da moeda na Bahia, que previa a cunhagem da grande diversidade de moedas que circulavam na América Portuguesa desde o fim da União Ibérica em 1640.Entre 1695 e 1698 foram criadas as primeiras moedas para uso exclusivo na colônia. Durante e após esse período, existiram casas da moeda em Pernambuco, na Bahia e no Rio de Janeiro.Na Casa da Moeda no Rio de Janeiro foram cunhadas em 1703 as primeiras moedas para uso no Reino Unido, portanto válidas também em Portugal.Atualmente, a responsabilidade pela emissão de moeda-papel e moeda metálica é do Banco Central do Brasil, que delega à Casa da Moeda do Brasil a sua produção.A Casa da Moeda do Brasil produz em média 2,4 bilhões de cédulas e 1,5 bilhão de moedas por ano. A primeira sede da instituição foi construída na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro. Atualmente, a fábrica da Casa da Moeda fica no bairro de Santa Cruz, também no Rio de Janeiro.
BIBLIOGRAFIA
Consultas em livros didáticos;
Consultas em enciclópedias;
Consultas e fontes.
www.brasilescola.com
www.suapesquisa.com/origemdodinheiro







Atenas, a mais importante cidade-estado grega do século V a. c., ficava situada na Ática. Apesar do solo da Ática ser pobre, a agricultura e a pecuária ocupavam a maior parte dos atenienses que viviam do cultivo do trigo, cevada, vinho e, sobretudo, do azeite . Em volta da cidade, cultivavam-se produtos agrícolas e, nas montanhas criava-se o gado, especialmente, cabras e carneiros.O artesanato estava muito desenvolvido. Os artesãos fabricavam vasos cerâmicos, estátuas, armas, navios. Para a sua confecção exploravam o barro, o mármore, a madeira e os minérios. Mas, Atenas tinha falta de cereais e de matérias-primas para o artesanato.
No Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo. Ao fim dessa época, as invasões dóricas foram responsáveis pelo esfacelamento dessa civilização e o retorno às pequenas comunidades agrícolas subsistentes.
Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga, de N. Vrissimtzis, mostra "de maneira simples, concisa e inteiramente baseada em antigos documentos literários", segundo o autor, a vida privada dos gregos, especialmente sob o ponto de vista das relações sexuais.Muitas veses os casais só se conheciam no dia do casamento.
Os primeiros jogos olímpicos foram realizados em 776 a.C com apenas um evento – uma corrida a pé de aproximadamente 200 metros chamada Stadion, que deu origem à palavra ‘estádio’. Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos e o período de tempo entre os jogos ficou conhecido como Olimpíada.Os gregos levaram os jogos tão a sério que uma trégua era declarada e estritamente respeitada durante cada jogo olímpico. Inclusivamente durante a Guerra do Peloponeso, os inimigos misturaram-se e competiram lado a lado durante o evento. A trégua foi quebrada apenas uma vez por Esparta, que foi punida tendo sido banida dos jogos desde 420 a.C.


















