sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A História do Dinheiro


A ORIGEM DO DINHEIRO


Antigamente não era muito utilizado o dinheiro, pois se utilizava a troca de produtos, mais conhecida como escambo. O surgimento do dinheiro foi quando os homens começaram a trabalhar com terra.As primeiras moedas surgiram na Lídia, hoje conhecida como a atual Turquia, no século VII a.C. As moedas Brasileiras foram produzidas pela Casa da Moeda em 08 de março de 1964. Já em 1995 a fabricação das moedas brasileira tinha os valores como: 1.000, 2.000 e 4.000 Réis em ouro, também chamado de dobrões, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis em prata, também conhecida como patacas.Os Réis foi substituído pelo cruzeiro, que circulou até 1967. O Brasil já trocou de moeda aproximadamente oito vezes. Atualmente o dinheiro usado no país é o real, que faz tempinho que circula pelo país.
Quando pensamos em dinheiro, que imagens vêm em nossa mente?
Dinheiro para nós hoje significa papel e moeda.
Mas quais são os dinheiros mais importantes
a nota real;
o dolar americano;
o euro??
Porque as moedas e cédulas que conhecemos possuem imagens e figuras políticas, símbolos de seus países, obras de arte, monumentos, etc..
Porque o nosso dinheiro é assim hoje...
cheio de imagens, nomes, por causa de sua origem lá na antiguidadeTendo o trabalho de desvendar a moeda e procurar saber o que ela pode contar.
A numismatica estuda as moedas o papel- moeda e as medalhas desde o seu aparecimento até os dias de hoje.
O numismata é aquele que estuda e coleciona moedas, cédulas e medalhas.
No início o material usado como meio de troca não era o metal no passado, os povos uilizavam coisas que podiam ser trocadasa como dinheiro, animasi, sal, conchas, ferramentas, alimentos, armas.
Com o tempo, o metal em seu estado natural passou a exercer essa função de equivalência de valores, em virtude das vantagens que ele oferecia em r~elação a divisibilidade, o reaproveitamento,a derrabilidade, a facilidade do transporte e armazenamento.

A HISTÓRIA DO DINHEIRO NO MUNDO
A moeda foi criada pelos Lídios no século VII.a.c. No mar mediterrâneo em território que hoje se ocupa a Turquia.
Mas foram os antigos gregos que se apropriaram da idéia e os primeiros a usarem a moeda em larga escala de uma forma muito parecida com a que fazemos hoje.
Os Gregos adotaram a invenção dos lídios depois de um século... com a cidade grega usando - se a moeda onde está localizada na pequena ilha de egina, as moedas são conhecidas hoje pelos tipos de tartaruga que desviam ao nadar na costa da Ilha aonde a tartaruga vive no mar.
Depois de egina, outras cidades gregas passaram a cunhar as moedas como atenas nas moedas gregas que então desenhadas imagens escolhidas para representar a cidade divididas sobre (Zeus). Nos seus produtos locais e mitologicos alexandre , apenas figurou nas moedas aonde tewve suas imagens mitologicas de pessoas reais.
alexandre foi o primeiro a usar seu rosto nas moedas de seu reino.A HISTÓRIA DO DINHEIRO


NO BRASIL
O primeiro dinheiro do Brasil foi a moeda-mercadoria. Durante muito tempo, o comércio da terra foi feito por meio da troca de mercadorias, mesmo após a introdução da moeda de metal.As primeiras moedas metálicas - de ouro, prata e cobre – chegaram com o início da colonização portuguesa. A unidade monetária de Portugal, o REAL, foi usada no Brasil durante todo o período colonial. Assim, tudo se contava em réis – plural popular de real – com moedas fabricadas em Portugal e no Brasil.As casas fabricantes de moedas foram aqui criadas à medida que os lugares iam desenvolvendo-se e necessitavam de dinheiro. A primeira foi a Casa da Moeda da Bahia, seguida pelas do Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.

CONCLUSÃO
Dom Sebastião, rei de Portugal, determinou a circulação de moedas portuguesas no Brasil em 1568, porém a partir dessa época as moedas eram o pau-brasil, o açúcar e o ouro, que formaram os ciclos econômicos no Brasil Colônia.As primeiras moedas cunhadas no Brasil entraram em circulação nos anos de 1645, 1646 e 1654. Essas moedas foram colocadas em circulação pelos holandeses (neerlandeses), que controlavam Pernambuco e fizeram as moedas para pagamento de seus soldados.Em 1694 cria-se a primeira casa da moeda na Bahia, que previa a cunhagem da grande diversidade de moedas que circulavam na América Portuguesa desde o fim da União Ibérica em 1640.Entre 1695 e 1698 foram criadas as primeiras moedas para uso exclusivo na colônia. Durante e após esse período, existiram casas da moeda em Pernambuco, na Bahia e no Rio de Janeiro.Na Casa da Moeda no Rio de Janeiro foram cunhadas em 1703 as primeiras moedas para uso no Reino Unido, portanto válidas também em Portugal.Atualmente, a responsabilidade pela emissão de moeda-papel e moeda metálica é do Banco Central do Brasil, que delega à Casa da Moeda do Brasil a sua produção.A Casa da Moeda do Brasil produz em média 2,4 bilhões de cédulas e 1,5 bilhão de moedas por ano. A primeira sede da instituição foi construída na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro. Atualmente, a fábrica da Casa da Moeda fica no bairro de Santa Cruz, também no Rio de Janeiro.
BIBLIOGRAFIA
Consultas em livros didáticos;
Consultas em enciclópedias;
Consultas e fontes.
www.brasilescola.com
www.suapesquisa.com/origemdodinheiro

Chega de Racismo e Preconceito

(ISSO NÃO DÁ EM NADA)


A complexidade da real origem dos preconceitos é uma das grandes dificuldades que o ser humano enfrenta para entender como respeitar e amar o próximo de forma objetiva e diferente.Embora esse assunto ainda seja pouco comentado, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia.
Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados em estatísticas reais, nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de autoproteção. Em geral, os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc. Na verdade, é muito difícil definir o limite correto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico.Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos.
Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de sujeira comportamental na nossa sociedade. No paganismo, atualmente disfarçado sob o título de “pluralismo” e “laicismo” tudo é permitido e nada é considerado errado.Na década de 90, supostos defensores de direitos humanos agindo como defensores de “anomalias humanas” deformaram a palavra preconceito, a palavra amor, a palavra cultura e várias outras. Parece que a intenção era confundir o significado destas palavras e abrir caminho para oficializar práticas pagãs na sociedade brasileira. De fato, nos anos seguintes constatamos o aumento do homossexualismo, do feminismo, da infidelidade conjugal, dos rituais satânicos em diversas regiões, da prostituição em diversos níveis e de outros comportamentos degradantes e imorais “justificados” como festivos e culturais.Infelizmente, uma parte da mídia vem usando uma máscara de amor ao próximo para condenar as discriminações de caráter preventivo e apregoar a indiscriminação total e generalizada.
Essas pessoas, de ideais utópicos e estranhos, têm atribuído conotações exclusivamente pejorativas, à palavra preconceito, para desmoralizá-la e destruir seu efeito preventivo o lado benéfico. No fundo, querem semear “ervas daninhas” em nosso meio e contaminar a nação com hábitos idólatras e pagãos.Ao contrário do que tais pessoas têm apregoado, tudo o que não devemos fazer, nesta área, é praticar a discriminação injusta e precipitada, contra o nosso próximo, seja ele quem for ou quem quer que aparente ser. No entanto, fazer uso de conceitos concebidos de maneira prévia, porém comprovados estatisticamente ou orientados por Deus através da Biblia, é um direito legítimo porque faz parte do nosso sistema de defesa; todo cidadão deve ter a liberdade e o direito de fazê-lo sempre que achar necessário do que se faz.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alexandre e sua virtude!


Alexndre, foi muito maul visto pelasua virtude:que era o homosexalismo dele.

Nos tempos dehoje as pessoas inda naoasseitam,mas a uma andorinha nao faz verao, basta apenaso mundo se consientizar que isoo énormal, ser gay nao é doença, é um estilo de vida.E eu apoio esa crença.Nao q eu seja,mais porque eu nao sou contra, e apoio quem apoia essa crença tbm.

E espero que o mundo aceite essa crença assim como eu!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As ferias prolongadas!


Eu acho q o governo errou por ter prolongado nossas ferias.Porque nos ficamos em contato cm a nossa familia,ficamos em locais fechados,e nos temos q evitar isso.

Gripe Suina


A Gripe Suina é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora 149 vítimas, e sob suspeita da doença o número é de 1600 pessoas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já esta sendo uma emergência na saúde pública internacional.
A gripe suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma à 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.

Peste Negra


Perguntas:


1ª) Quais eram os sintomas da Peste Negra?

2ª) De que forma se dava o contágio da doença?

3ª) Se fosse hoje, como se chamaria esta doença?


Reapotas:

1)Dores de cabeça,vomitos,febre alta e cansço.

2)Pea pulga dos roedores.

3)Gripe Ratônica

A Peste Negra


Meados do século XIV foi uma época marcada por muita dor, sofrimento e mortes na Europa. A Peste Bubônica, que foi apelidada pelo povo de Peste Negra, matou cerca de um terço da população européia. A doença mortal não escolhia vítimas. Reis, príncipes, senhores feudais, artesãos, servos, padres entre outros foram pegos pela peste.

Nos porões dos navios de comércio, que vinham do Oriente, entre os anos de 1346 e 1352, chegavam milhares de ratos. Estes roedores encontraram nas cidades européias um ambiente favorável, pois estas possuíam condições precárias de higiene. O esgoto corria a céu aberto e o lixo acumulava-se nas ruas. Rapidamente a população de ratos aumentou significativamente.Estes ratos estavam contaminados com a bactéria Pasteurella Pestis. E as pulgas destes roedores transmitiam a bactéria aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos para obterem seu alimento, o sangue.Após adquirir a doença, a pessoa começava a apresentar vários sintomas: primeiro apareciam nas axilas, virilhas e pescoço vários bubos (bolhas) de pus e sangue. Em seguida, vinham os vômitos e febre alta. Era questão de dias para os doentes morrerem, pois não havia cura para a doença e a medicina era pouco desenvolvida. Vale lembrar que, para piorar a situação, a Igreja Católica opunha-se ao desenvolvimento científico e farmacológico. Os poucos que tentavam desenvolver remédios eram perseguidos e condenados à morte, acusados de bruxaria. A doença foi identificada e estudada séculos depois desta epidemia.Relatos da época mostram que a doença foi tão grave e fez tantas vítimas que faltavam caixões e espaços nos cemitérios para enterrar os mortos. Os mais pobres eram enterrados em valas comuns, apenas enrolados em panos.O preconceito com a doença era tão grande que os doentes eram, muitas vezes, abandonados, pela própria família, nas florestas ou em locais afastados. A doença foi sendo controlada no final do século XIV, com a adoção de medidas higiênicas nas cidades medievais.

sexta-feira, 3 de julho de 2009









Acrópole idealizada




Atenas, a mais importante cidade-estado grega do século V a. c., ficava situada na Ática. Apesar do solo da Ática ser pobre, a agricul­tura e a pecuária ocupavam a maior parte dos atenienses que viviam do cultivo do trigo, cevada, vinho e, sobretudo, do azeite . Em volta da cida­de, cultivavam-se produtos agrícolas e, nas montanhas criava-se o gado, especialmente, cabras e carneiros.O artesanato estava muito desenvolvido. Os artesãos fabricavam vasos cerâmicos, estátuas, armas, navios. Para a sua confecção explora­vam o barro, o mármore, a madeira e os minérios. Mas, Atenas tinha falta de cereais e de matérias-primas para o artesanato.



Ruínas de Partenon

O mais importante monumento da civilização clássica grega, dedicado à deusa Atena. Foi construído sob o governo de Péricles entre 447 e 438 a.C. Posteriormente foi convertido a igreja cristã do período bizantino, transformando-se, depois, em mesquita muçulmana. Em 1687, os turcos utilizaram o Partenon como depósito de pólvora quando Atenas foi cercada pelos venezianos. Uma explosão destruiu grande parte do Partenon, até então razoavelmente preservado.Mapa da Grécia AntigaNo Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo. Ao fim dessa época, as invasões dóricas foram responsáveis pelo esfacelamento dessa civilização e o retorno às pequenas comunidades agrícolas subsistentes.



Mapa da Grécia Antiga

No Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo. Ao fim dessa época, as invasões dóricas foram responsáveis pelo esfacelamento dessa civilização e o retorno às pequenas comunidades agrícolas subsistentes.



Amor, Sexo & Casamento na Grecia Antiga

Amor, Sexo & Casamento na Grécia Antiga, de N. Vrissimtzis, mostra "de maneira simples, concisa e inteiramente baseada em antigos documentos literários", segundo o autor, a vida privada dos gregos, especialmente sob o ponto de vista das relações sexuais.Muitas veses os casais só se conheciam no dia do casamento.



Os Olímpicos
Os primeiros jogos olímpicos foram realizados em 776 a.C com apenas um evento – uma corrida a pé de aproximadamente 200 metros chamada Stadion, que deu origem à palavra ‘estádio’. Os jogos eram realizados de quatro em quatro anos e o período de tempo entre os jogos ficou conhecido como Olimpíada.Os gregos levaram os jogos tão a sério que uma trégua era declarada e estritamente respeitada durante cada jogo olímpico. Inclusivamente durante a Guerra do Peloponeso, os inimigos misturaram-se e competiram lado a lado durante o evento. A trégua foi quebrada apenas uma vez por Esparta, que foi punida tendo sido banida dos jogos desde 420 a.C.



Escultura Do Arremessador de Discos




O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso.




Vênus de MiloA Vênus de Milo é uma famosa estátua grega. Ela representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vénus.Em 1820 a escultura foi encontrada na ilha de Milo, no Mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos Kentrotas. Poucos dias depois o camponês encontrou-se com oficiais franceses, Jules Dumont d'Urville e Matterer, que estavam explorando a ilha, e ofereceu a escultura por baixo preço. A Vênus estava quebrada ao meio, mas ainda possuía os braços. As mãos, danificadas, também estavam separadas do corpo.



AtlasAtlas era filho do titã Jápeto e da oceânide Clímene, irmão de Prometeu, Epimeteu e Menécio. Pertencia à geração divina dos seres desproporcionados, violentos, monstruosos - encarnação das forças selvagens da natureza nascente, dos cataclismos iniciais, com que a terra se arrumava para poder receber, num regaço mais acalmado, a vida e a sua cúpula consciente: os humanos.Atlas, com outros titãs, forças do caos e da desordem, pretenderam alcançar o poder supremo, pelo que atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados: as energias do espírito, da ordem, do Cosmos. (Ou, noutra versão, aliou-se aos demais titãs para resistir à revolta liderada por Zeus).Zeus, triunfante, castigou seus inimigos - escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora - lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas, porém, uma pena especial: pô-lo a sustentar, nos ombros e para sempre, o céu.



Cavalo de TróiaHellena era Rainha e foi sequestrada pelos Troianos e foi levada para Tróia.Os gregos foram tentar recuperar Hellena e chegando lá destruíram os navios fazendo uma festa e depois de ficarem bebados os gregos invadiram Tróia.



Guerra de Tróia


A maioria de gregos clássicos admitia que a Guerra de Tróia era um evento histórico, embora muitos entendessem que os poemas homéricos continham vários exageros. Por exemplo, o historiador Tucídides, conhecido por seu espírito crítico, considerava-a um evento real, mas duvidava que os gregos houvessem mobilizado a quantidade de navios (mais de mil) mencionada por Homero, para atacar os troianos.Por volta de 1870, na Europa, os estudiosos da Antiguidade eram concordes em considerar as narrativas homéricas absolutamente lendárias. Segundo eles, a guerra jamais ocorrera e Tróia nunca existira. Mas quando o alemão Heinrich Schliemann (um apaixonado pelas obras de Homero) descobriu as ruínas de Tróia e de Micenas, foi preciso reformular esses conceitos.

Máscara da ComédiaNa Grécia Antiga o uso da máscara passa da procissão sacra/religiosa à representação dramática; no Teatro Grego acontece o imediato reconhecimento do personagem atravésdo exagero das dimensões e uma precisa e codificada caracterização. A máscara eramodelada de modo a expressar com a ajuda da convenção fixa, os vários estados de ânimo,idade e o sexo do personagem.



Teatro Grego


O teatro na Grécia antiga teve suas origens ligadas a Dionisio, divindade da vegetação, da fertilidade e da vinha, cujos rituais tinham um caráter orgiástico. Durante as celebrações em honra do deus, em meio a procissões e com o auxílio de fantasias e máscaras, eram entoados cantos líricos, os ditirambos, que mais tarde evoluíram para a forma de representação plenamente cênica como a que hoje conhecemos através de peças consagradas.


Sócrates


Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles (Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.). Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Fedro) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

"A Origem da Democracia E Como Era a Formação de Governo na Grécia Antiga"
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
"A Origem da Democracia Nos Tempos Modernos, Como é a Democracia Hoje"
A Atenas do século V antes de Cristo era famosa pela discussão política.. Hoje, a discussão política é um discurso vertical. Os políticos e dirigentes falam por nós e para nós. Ocasionalmente podemos responder-lhes numa reunião pública ou através de cartas para os deputados ou para as Comissões Parlamentares mas trata-se de um discurso vertical e geralmente num só sentido. Em contrapartida os Gregos tinham uma discussão muito mais horizontal, de cidadão para cidadão, de grego para grego. A Assembleia não servia apenas para os estadistas falarem para os cidadãos mas, acima de tudo, para os cidadãos falarem entre si.Em contraposição ao pensamento teocêntrico da Idade Média, a Revolução francesa trouxe o Iluminismo, no qual a Ciência e a Razão são o centro de toda a filosofia: as sociedades se tornam antropocêntricas ea igreja perde sua hegemonia.
"Quais as Semelhanças e Diferenças Entre a Democracia na Antiguidade e a Democracia Moderna"
Em contraposição ao pensamento teocêntrico da Idade Média, a Revolução francesa trouxe o Iluminismo, no qual a Ciência e a Razão são o centro de toda a filosofia: as sociedades se tornam antropocêntricas ea igreja perde sua hegemonia.
"Dia Mundial do Meio Ambiente"
No dia 5 de junho é comemorado em todos os países o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia. Na mesma ocasião, foi criado o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas(UNEP)
Em maio de 1981, o governo brasileiro criou por decreto a Semana Nacional do Meio Ambiente, período em que normalmente são organizados eventos e ações em prol da conservação dos recursos naturais.
Mais do que comemorar, esta é uma semana para conscientizar. Além das iniciativas governamentais, cada um pode colaborar para cuidar cada vez melhor do nosso planeta. O site do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, por exemplo, apresenta algumas sugestões de atitudes que qualquer cidadão pode tomar para contribuir com o meio ambiente. Entre elas, recusar embalagens desnecessárias e deixar o carro em casa pelo menos um dia por semana. Outras dicas podem ser encontradas no sitio do instituto

"O Que Eu Posso Fazer Para Melhorar o Meio Ambiente"

Não Jogar Lixo no Chão(ruas);
Evitar o Disperdicio de Água;
Reciclar plástico, papel e etc;
Se Mobilizar e Lutar Contra a Poluição;
Preservar a Natureza e Fazer Uso de Seus Recursos Naturais;
Fazer a diferença e mostrar para as outras pessoas como é melhor se todos nós nus ajudarmos;
Mostrar aos moradores de seu bairo o quanto eles podem ajudar no Meio Ambiente



O que Eu posso Fazer para Melhorar o "MUNDO"


Todos nós já sabemos o que está acontecendo com o clima da Terra, não só o clima mais outros problemas como a fome as guerras e muitos outros problemas, mas enfim, não se ouve mais falar em outra coisa se nao a estinçao, desertificaçao ( chamem como quiser) da Terra por ações humanas no passado que hoje está refletindo em nós e depois nossos filhos.


Nós nos perguntamos por que não vivemos num mundo melhor. É tempo perdido. O que se deve perguntar é:Que devemos fazer para melhorar o mundo?Existem respostas para essa pergunta???


Só existirá a paz no mundo, quando o homem conseguir a sua paz interior.


É muito simples.Devemos ser melhores.O mundo pode não te ouvir mas com certeza vê o que você faz.Aprendendo se ensina.

Abolição da Escravatura


Lei ÁureaA História da Abolição da Escravatura, a Lei Áurea, Movimento Abolicionista, 13 de maio, libertação dos escravos, História do Brasil, abolição dos escravos, escravidão no Brasil, os abolicionistas, escravos no Brasil, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários, abolição da escravidão no Brasil.
Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.
A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

terça-feira, 19 de maio de 2009







8 De Março Dia Internacional Da Mulher












No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário, equiparação de salários com os homens as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca , ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.



Historia Do Carnaval








O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português(costume de se brincar no período do carnaval português), onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.No Brasil, no começo do século XX as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se ''Deixa Falar". Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a "Deixa Falar" transformou-se na escola de samba "Estácio de Sá". A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Lição de Anotomia




Esse quadro de anatomia foi pintado por Rembrandt em 1632.Ela é uma de suas obras mais famosas.Rembrandt Harmenzoon Van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 em Leiden,e morreu em 4 de outubro de 1669.A obra relata uma aula de anatomia do Dr. Nicolas Tulp. A obra se trata de um homem "marginal" que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada.



Uma Odisséia No Espaço






O filme mostra o surgimento da humanidade. Os macacos eram sozinhos não pensavam até que um dia um macaco viu um monte de ossos e ele começou a raciocinar ele pegou um daqueles osso e ficou batendo ele no chão,então,ele usou aquele osso para se defender contra os outros macacos,pois,se ele não tivesse raciocinado ele poderia ter sido um banquete para os outros.....
E assim foi raciocinado,depois os macacos sofreram mudanças até chegar até onde nóos estamos atualmente...
Historia de Joaquim José Da Silva Xavier
Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier"Tiradentes" Morreu em 21 de abril Pela Independência do Brasil Foi traído e não traiu jamais A Inconfidência de Minas Gerais.Joaquim José era Alferes, pois naquela época o Brasil que ainda era uma colônia, pagava altos impostos para Portugal. Aliás, ele não era o único, um grupo em Ouro Preto, antiga Vila Rica, resolveu se rebelar contra esta imposição, os inconfidentes. Entre eles estavam poetas, jovens idealistas e Joaquim, mais conhecido como Tiradentes.O grupo sonhava ver Minas Gerais independente de Portugal.Algo curioso é que o grupo foi traído por um de seus integrantes, que denunciou o dia, hora e local dos encontros.Alguns dos integrantes do grupo foram presos, outros foram deportados e Tiradentes foi enforcado e esquartejado, isso para mostrar como exemplo aos que tentassem fazer coisas parecidas,seu nome foi esquecido durantes muitos anos.Em 1965 precisavam de um herói, e a imagem de Tiradentes reviveu. Muitos confundiam Tiradentes com Jesus Cristo.